segunda-feira, 8 de setembro de 2008

4ª tarefa – Grandes idéias nascem de pequenas causas

Descubra uma única coisa que possa ser melhorada em uma comunidade da qual você é parte (seu prédio, rua, escola, trabalho etc.). Compartilhe, em detalhes, como você resolveria.

Uauuu...
Estou aqui quebrando a cabeça, pois numa sentada listei 5 coisas que quero melhorar: reciclagem do lixo no prédio do COGEAE - PUC, adequação dos salários dos porteiros aqui do prédio, reciclagem do lixo e reaproveitamento de matéria prima no sítio dos meus pais, relação dentro da minha família e forma de conduzir uma organização social da qual faço parte.

Pelo momento e pelo desafio ser mais complexo, escolhi a gestão de uma organização que faço parte. Vamos lá....

O que acontece... é uma organização que já existe há muito tempo e foi crescendo com a demanda da comunidade. Ao longo da sua história, a organização foi se adequando para suprir estas demandas, mas não necessariamente ela estava estruturada e organizada para dar conta de tudo isso, - o que faz parte da história de desenvolvimento de organizações desta natureza.
Hoje 40 anos depois, a organização transformou as necessidades das comunidades em projetos, e os implementou; tornou-se diversa ao contemplar a todos, e hoje cria oportunidades e tem uma enorme abertura para incluir e empreender propostas novas. Maravilha, o potencial existe está ai pronto para “explodir”, mas o que acontece....???
Bom, seu modelo de gestão atual ainda é antigo, engessado, da época em que esta organização era somente um clube de mães e depois uma crechinha. Hoje a organização trabalha com o desenvolvimento local da sua região, necessita mudar de forma a todo tempo, e por isso precisa que ocorram adaptações constantes no seu dia a dia. Como hoje o modelo é antigo, burocrático e hierárquico a equipe está gastando muita energia para poder se adaptar e manter a sua entrega de qualidade, preservando as características da organização.

Vamos a próxima tarefa. Como resolver isso?

Para começar, montarei uma equipe de trabalho adequada para este desafio. Pessoas que tenham talentos em lidar com processos de facilitação e criação de mecanismos, que tenham interesse em trabalhar junto com uma organização social, que tenham experiência em gestão de redes e que não tenham outros vínculos com esta organização, como no meu caso. Já basta uma pessoa envolvida emocionalmente!

Bom, então para startarmos o processo de resolução do problema, vamos compartilhar o diagnóstico do momento atual com todos os envolvidos.
Depois propor um processo junto a presidência e conselho (do qual faço parte) onde iremos revelar, consolidar e compartilhar a Essência/Propósito desta organização que foi crescendo, cresCENDO, CRESCENDO e se tornando um pedaço do sonho de cada um sem o alinhamento de todos eles. Hoje não há harmonia entre os sonhos.

Depois da Essência definida e compartilhada, podemos começar a construir, junto com a equipe gerencial, mecanismos flexíveis que o ajudem nesta complexidade e que ajudem as equipes a trabalharem em harmonia e só empregarem a energia suficiente para tal atividade. Posso usar o Art of Hosting para a criação destes mecanismos!!!!

Ao longo da concepção destes mecanismos (que serão priorizados pela própria equipe) a equipe deverá implementá-los!
E com isso imagino que vamos conseguir dar mais força para um trabalho tão importante para a comunidade da região e também para a sociedade brasileira, já que a forma de gerenciar estará contemplando a natureza desta organização que demanda uma gestão em rede!!!!
É isso!

PS: Este movimento já está acontecendo!
PS2: Também criei resoluções para a questão das relações dentro da minha família, se houver espaço para duas tarefas, posso postá-la!. Esta parte também está acontecendo desde que fui para o MT!

Um comentário:

Mafê disse...

Oi Maria! Então era você a "Maria"?! Que bom! Adorei saber que vc também quer participar.


Beijões,
Mafê