quinta-feira, 4 de setembro de 2008

3ª tarefa – FAÇO A DIFERENÇA

MEU LIXO
Meu lixo é o luxo para o outro
1. comece um programa em sua casa de coleta seletiva de lixo.
Ele já existe!

2. liste durante uma semana o que jogou fora e o que foi reciclado.
O que foi reciclado:
Papel, embalagens limpas, latas de comida lavadas, latas de refrigerante, cerveja, plástico, papel, papel, papel, embalagens de shampoo lavada.
Aprendi que toda embalagem que é encaminhada para ser reciclada precisa ser lavada, se não não adianta nada!

Descobri também a possibilidade de reciclar óleo de cozinha. Tem uma empresa chamada Bioauto que se você organizar certa quantidade eles fazem a coleta, reciclam e transformam em Biodisel.
Já que um litro de óleo vegetal pode contaminar até 1 milhão de litros de água, achei esta opção também muito boa!
Para quem interessar
www.bioauto.com.br ou (11) 4043-2125

MEU EXCESSO
Por menos que eu tenha, ainda assim alguém tem muito menos ainda
1. liste coisas que você não usa mais e procure alguém para doar
2. queremos saber o que você doou, para quem e como fez.
Roupas, muitas roupas, a quase 2 meses estou fugindo de arrumar meus armários, costumo fazer isso semestralmente, mas semestre passado eu me enganei e cabulei. Ai veio o GSA e me deu aquele emburrãozinho. Bom tirei calças, camisetas, sapatos, chinelos, bolsas, vestidos, biquíni, malhas, muito coisa que realmente eram excesso que não preciso e coisas que não tinha nem usado. Forma mais de 50 peças.... um absurdo!
Algumas peças eu dei para quem passou por aqui e se interessou e outras ainda estão em sacolas (4 sacolas) e vou mandar para o bazar do Projeto Arrastão (
www.arrastao.org.br) que eles fazem mensalmente para arrecadar recursos.

Nossa como sou exagerada, isso sim. Depois que fiz esta limpeza parece até que se abriu um espaço na minha vida mesmo. Depois desta etapa a idéia é estender o trabalho para o armário do João, e coisas da casa! Este final de semana promete!!!!

MEU CONSUMO
Qualquer coisa que você consuma tem um reflexo no mundo.
1. observe seus padrões de consumo. Liste as coisas que você pode economizar.
Na água no banho
Uso de papel higiênico
Deixar a geladeira menos tempo aberta
Uso do carro
Nas sacolinhas do supermercado
No consumo de alimentos que utilizam embalagens não recicláveis.

Como dica da Mafê fui fazer o cálculo da minha Pegada Ecólogica (
http://www.pegadaecologica.org.br/index.php) e vi que se continuar assim uma Terra só não vai dar conta, vou precisar de 3 planetas.
Aiaiai e eu achei que estava mais ou menos indo bem. Com certeza tenho muita coisa para melhorar.

2. queremos saber o que, como e quanto conseguiu economizar durante uma semana.

A água no banho foi o mais difícil!
A geladeira eu consegui! O papel também!
Carro também, mesmo com o frio do começo da semana o que deu para fazer de bike e ônibus eu fiz! Tenho ido de manhã de bike e na pós de ônibus. Trabalhando de casa, tenho feito também algumas reuniões por skype.
No sábado fui almoçar na casa do Rubão e levei uma sacolona de lona no super para carregar as compras que levei na casa dele. Na segunda quando fui comprar legumes consegui também economizar na sacolinhas.

Listei algumas das coisas que posso fazer para melhorar e fazer com que a prática se torne real:
- considerar as embalagens dos produtos que compro no supermercado, se são recicláveis ou não;
- economizar água no banho;
- combinar com a Nilzinha os dias de ligar a maquina de lavar;
- ir, pelo menos uma vez por mês, terça de manhã cedinho na feira orgânica da água funda
- transformar em hábito levar uma sacola ao supermercado e não usar tanta sacolinhas de plástico
- usar mais ainda minha bike.

Bom durante esta semana também recebi este email de uma amiga da Tati que achei genial! Estou colando aqui, caso alguém queria mandar algum excesso!


Ai que veio aquela coisa, de que realmente precisava mexer nos meus armários.
Aproveitando a idéia do BazarAna e o impulso desta tarefa, enviei um email para todas amigas para elas começarem a eliminar O excesso e também tomar cuidado com a “contrução do excesso”, atenção no momento do consumo!






Depois de concluir esta tarefa, ficou aquela pergunta: será que faço a diferença?
Acho que tenho muito que melhorar e tem muito mais para fazer!!!!

Nenhum comentário: