terça-feira, 23 de setembro de 2008

6ª Tarefa: 5, 4, 3, 2, 1 JÁ! AÇÃO! (parte 2)

10 dias se passaram e as coisas caminharam!!!

Como comentei antes, começamos a trabalhar num workshop para revelação da Essência desta organização, onde as pessoas estavam batendo cabeça a todo o momento, pois o propósito não estava alinhado.
Elas estavam tristes e desanimadas e eu muito preocupada com elas e com a possibilidade desta desestruturação interna comprometer o trabalho que é feito junto com as Comunidades.

Queria muito postar aqui fotos, testemunhos, emails e até conversas no MSN que tive com os participantes do wks, tudo que recebi hoje. Mas sinto que é melhor esperar o processo se consolidar para colocar tudo na rede!!!

Bom, depois de uma semana planejando e desenhando este workshop que aconteceu com 21 lideranças da organização de todas as áreas (pedagógico, juventude, empreendedorismo, social, cultural, cozinha, administrativo financeiro, portaria, etc...) e representantes da juventude, chegou o grande dia!

Ontem ficamos das 13h às 20h trabalhando, trocando, desenhando o propósito desta organização. Eles estavam muito ansiosos e agitados. Isso era bom, pois todo este trabalho que articulei lá em junho... era necessário e estava fazendo sentido no coração de cada um.
A idéia de convidar a Olga também funcionou, as pessoas gostaram muito dela e sua contribuição para todo o processo foi fundamental!!!!


Como que as coisas aconteceram...

Para esquentar os motores, nós levamos uma foto do cenário atual, insumos sobre a organização e também aspectos que fazem com que as pessoas compreendam melhor e tomem consciência desta época que vivemos hoje, desta transição para uma sociedade do conhecimento, onde as relações se transformaram e com isso perceber que a forma de se atuar na área social também evoluiu!

Depois disso, numa atividade conduzida pela Olga, eles mesmos trouxeram experiências que tinham vivido sobre o funcionamento de uma equipe harmoniosa, situações que representassem um desafio para a organização, exemplos de uma boa integração de um colaborador e exemplos de processos de trabalho que facilitam a execução e propiciam resultados positivos. Tudo levando em consideração a vivência dos grupos.

Tudo isso foi facilitado, para eles trazem a experiências e as reflexões de como fazem as coisas nesta organização. Aprender o que funciona o que não funciona em determinado contexto e por que.
Isso teve um efeito muito genial, pois fez com eles resgatassem a cultura de co-participação que sempre fez parte da organização, mas foi se perdendo devido ao cenário atual (crescimento rápido, pressão por recursos, evolução da sociedade, etc.). A sensação foi como tivessem caído um grande ficha para a maioria deles. Um deles indagou “como nos distanciamos tanto assim desta idéia de que fazendo juntos, respeitando o outro o negócio dá mais certo?”

Depois de todos eles terem tido acesso ao cenário da sociedade e da organização e de terem se escutado e trazido as suas experiências, achamos que já estavam prontos para chegaram num propósito com-um (aprendi com o amigo querido, Edgar!)

Então partimos para a atividade de redação da Essência.... bom confesso que ai deu frio na barriga.... mas este processo é mágico, a coisa sai! O negócio é confiar no processo!!!

Todas as pessoas que estavam no workshop, de ontem, são pessoas maravilhosas. Para mim cada um tinha uma grande contribuição para aquele momento e assim que a coisa rolou!
Cada grupo apresentou a sua proposta de Essência e depois cada um teve a necessidade de trazer a sua síntese.

Com isso iniciamos um diálogo sobre quais eram as idéias/aspectos comuns e que seriam considerados na redação final do texto! O negócio foi indo, a gente só foi facilitando e a coisa foi rolando....chegamos no pano de fundo comum!!!

No final do dia, as pessoas estão calmas, eu até estranhei, pois eles são sempre muito agitados, e as vezes até meio revoltos.
Eram 19h43 e a sala estava num silêncio, numa paz que nunca tinha experimentado com aquele grupo.
Foi assim, neste clima de contemplação, que terminamos este encontro.


Minha experiência
Sai de lá também numa mistura de ansiedade com felicidade e alívio de missão cumprida.

Hoje acordei cedinho, fiz minha aula de Yoga e passei o dia todoinho neste computador buscando fechar este texto e dar a minha contribuição para este trabalho tão maravilho que é a organização e aquelas pessoas! Consegui chegar em algo que faz jus àquela organização!!!! Ufa, eu espero!

Durante o dia por aqui, recebi dois emails, um telefonema e um MSN dos participantes contando as suas sensações e trazendo um questionamento, de: “ e agora... como vamos passar tudo isso para o resto do grupo!”. Isso deu miuto energia para continuar!

Ainda não consegui sentar com a Olga para trocarmos figurinha, estou louca para fazer isso.
Mas sei que ali ontem, nós plantamos uma sementinha que será fortalecida/regata e cultivada por todas aquelas pessoas e que a maioria delas vai levar adiante as conversas e conclusões que chegamos naquele dia 22 de setembro de 2008.

Enfim, esta foi grande parte das ações que fizemos, buscando garantir que uma organização que existe há 40 anos e que faz um trabalho de desenvolvimento local, junto com as pessoas da comunidade, com o poder público, privado, consiga voltar para o seu eixo e buscar novos desafios para a transformação da nossa sociedade e principalmente das pessoas que fazem parte da organização e das que moram naquela região.

Nenhum comentário: